Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e nossa pauta no blog será sobre este tema.
Quem conhece a Colorê, sabe que utilizamos retalhos de indústrias têxteis em muitas de nossas peças, aplicando o conceito do patchwork a moda, criando peças únicas e exclusivas.
Mas além disso, há uma preocupação muito maior neste trabalho que fazemos e refere-se a reciclagem e a contribuição que cada um deve dar para a preservação do meio ambiente.
Nossa marca faz um trabalho artesanal, com uma produção em pequena escala, mas a gente tem pesquisado e descobrimos que grandes indústrias também podem fazer este trabalho de uma outra forma, gerando novos tecidos a partir do aproveitamento.
Vejam as informações que encontramos em http://reciclabrasil.net/tecido.html
“Existem vários processos de reciclagem, como exemplo, o plástico (sacolas plásticas), papel, vidros, alumínio, entre outros. O processo de reciclagem ocorre também com o tecido.
Sabe-se que no Brasil existem algumas empresas que reciclam tecidos. Normalmente estas empresas compram resíduos de tecidos já separados por cor. O processo de reciclagem do tecido é feito da seguinte maneira:
a) máquina trituradora (rasga o tecido em vários pedacinhos até quase se desmanchar, ficando sem fibra)
b) adiciona-se poliéster ao tecido em uma nova máquina que mistura os dois produtos formando fibras mistas;
c) maçaroqueira: máquina que enrola a fibra de algodão em uma bobina;
d) filatório: máquina que faz o fio/barbante.
Nota-se que neste processo de reciclagem, o tecido passa a ser novamente a matéria-prima que dá continuidade ao novo processo de industrialização.
O processo de reciclagem do tecido pode gerar benefícios para a empresa e o meio ambiente, mas antes de tudo é necessário analisar o custo de todo este processo e verificar a viabilidade do processo.
CUSTO-BENEFÍCIO DA RECICLAGEM
Todo processo produtivo que gera resíduo pode, muitas vezes, ser reciclado. No caso das indústrias de confecção (as que compram tecidos para a fabricação de um produto), estes resíduos podem ser reciclados, de modo a evitar o entulho na fábrica e melhorar o ambiente de trabalho.
É preciso, antes de qualquer coisa, ser avaliado todo o processo produtivo e verificar onde acontece o maior desperdício e o por que disto. Depois de averiguado este processo, deve-se seguir para a nova etapa, verificar os custos: analisar todo o tempo de separação do resíduo, custo de implantação do processo bem como a compra de lixeirinhos para cada tipo de resíduo gerado na indústria.
O custo maior está na separação do material, afinal, torna-se mais cômodo jogar o resíduo em um lixeiro qualquer e esperar o caminhão de lixo passar. Mas sabe-se que isto não é correto e que necessário se faz a conscientização de todos na separação dos resíduos gerados dentro da empresa.
A relação custo-benefício da reciclagem pode ser positiva ou negativa:
• será negativa, por exemplo, quando a reciclagem consumir mais recursos naturais do que a produção a partir de matérias-primas não recicladas ou quando o custo operacional de reciclar for muito elevado; existência de empresas recicladoras nas circunvizinhanças do município, devido ao custo de transporte; entre outras variáveis a serem consideradas.
Há muitas vantagens e benefícios para se reciclar um material, pois quando se recicla há menos poluição no ar, na água e no solo. Além disto, há a economia de energia elétrica e matéria-prima, também ajuda a melhorar a limpeza da cidade, gera renda pela comercialização dos recicláveis, além de gerar empregos.”
Pensem nisto!
Dia Mundial do Meio Ambiente

Categorias ComportamentoTags , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Localização Rua Miguel Tostes 897 Porto Alegre-RS Telefone 051999467166 Email colorepatchwork@gmail.com Horas Fevereiro Atendimento com hora marcada A partir de 08-03-18 Seg a Sab das 10:00 as 18 hs
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close